sexta-feira, 15 de junho de 2018

OH MEU DEUS - Ultra Trail Serra Da Estrela - 100 Milhas



Com uma distância de 100 milhas/160Km e 8000 metros D+ ao longo das Serras da Estrela e do Açor este era o meu maior desafio desportivo de sempre e isso assustava e desafiava ao mesmo tempo.
Apesar de ser uma prova realizada em Junho, havia previsão de mau tempo o que obrigou a organização a alterar o percurso por motivo de segurança dos atletas, excluindo a subida ao ponto mais alto da Serra da Estrela.
Previa-se uma prova muito exigente tanto a nível físico como mental.
As dúvidas eram muitas. Como é correr 160Km? Será que o meu corpo está devidamente preparado e vai aguentar até ao fim? Será que vou resistir ao elevado número de horas sem dormir?
Sexta Feira, 08 de Junho
  07H00 - Acordei e percebi que tinha chegado o grande dia para o qual tanto tinha trabalhado ao longo dos últimos meses, não sabia quando ia voltar a dormir.
  15H55 - Com todos os atletas na linha de partida começou a chover, rapidamente vesti o impermeável.
  16H00 - Foi dado o tiro de partida e foi debaixo de chuva que juntamente com mais 75 atletas deixei a cidade de Seia.
Parti com o único objetivo de chegar á meta bem fisicamente, não estava ali para provar nada a ninguém, nem ganhar nada a não ser a experiência. Foi com esse pensamento em mente e estratégia definida que fui fazendo a prova de abastecimento a abastecimento. Sentei-me em praticamente todos eles e abasteci de forma a chegar ao próximo, a meta ia ficando cada vez mais próxima.
Aos 30 Km em Sandomil
Aos 30 Km em Sandomil
Sábado 09 de Junho
  19H51 - Cheguei a Seia, faltava ainda fazer 40 Kms para finalizar a prova. Sentei-me para comer uma sopa antes de seguir caminho, quando apareceu um atleta que tinha completado outra distância e me perguntou se eu ia continuar, ao que eu respondi SIM. Fez então questão de me alertar para o facto de a distância ser 175km e não os 165Km anunciados pela organização, que eu ia passar a noite no meio da Serra, estava nevoeiro, havia previsão de mau tempo,… e que por todos esses motivos e mais alguns seria mais sensato da minha parte ficar ali e dar por encerrada a minha prova.
Felizmente estava a sentir-me muito bem física e psicologicamente. Não tinha ido a Seia para fazer apenas 125Km e foi com esse espírito que decidi continuar em direção ao próximo abastecimento em Vila Verde.
O n.º de desistências já era elevado, alguns deles eram atletas que estavam atrás de mim, tendo os últimos desistido em Seia. A partir dali sabia que não havia ninguém atrás de mim, a única hipótese de me encontrar com outros atletas era apanhar os da frente, pela primeira vez era o último atleta numa prova e descobri que isso tinha alguns privilégios:
A poucos Kms do abastecimento de Vila Verde fui recebido por dois voluntários que decidiram ir ao meu encontro e me acompanharam a correr até ao abastecimento!
Abasteci e segui em direção ao próximo abastecimento em Vila Cova á Colheira tendo sido novamente acompanhado por 2 voluntários até á saída da aldeia e entrada nos trilhos!
Domingo 10 de Junho
Após 15 km sem ver ninguém, chego finalmente de madrugada a Vila Cova á Colheira, tendo sido recebido á entrada da aldeia por três meninas que estavam á minha espera e me acompanharam até ao abastecimento, a motivação ficou no máximo! Abasteci bem e segui o meu caminho. Chovia, mas já só faltavam 12Km com 755D+ para chegar a Seia. Já perto da meta encontrei um atleta que ia á minha frente, tendo-o ultrapassado.
  06H59 -  Cortei a meta tendo concluído a prova em 38H59”tempo total de prova”, 27H54”tempo em movimento” e 42º de 43 atletas finalistas num total de 76 atletas que iniciaram a prova.
Cheguei bem a Seia, motivado e melhor preparado para voltar a enfrentar um desafio desta envergadura.
A chegada á meta

Acerca da prova: Organização competente, simpatia dos voluntários, bons abastecimentos. Gostei muito de ver que ao contrário da maioria das provas não usam fitas nem refletores de plástico para marcar o percurso e todas as fitas e refletores são recolhidos e reutilizados noutros eventos.
Mas podem ser ainda melhores da próxima vez, melhorando as marcações que em alguns locais tinham falta de fitas. A única preocupação de um atleta numa prova deve ser correr e não andar á procura das marcações do percurso. Os atletas devem ser informados da distância real do percurso e entre abastecimentos. Depois de várias horas a correr não é muito motivador para estar a contar com um abastecimento a uma distância e quando lá chega descobrir que é mais á frente.
No geral gostei, conto regressar. 


http://zumu.be/ab9bed85

Sem comentários:

Enviar um comentário